Não Tenha Medo: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Turbulência

Não Tenha Medo: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Turbulência


Tempo de Leitura: 2 minutos

Passar por uma turbulência durante um voo não é algo muito agradável, não é verdade? Inclusive, muitas pessoas consideram isso um verdadeiro pesadelo. Mas não tenha medo, neste conteúdo vamos explicar sobre essa situação que, embora seja desconfortável, não é perigosa.

As aeronaves estão cada vez mais modernas, equipadas e com profissionais capacitados para evitar qualquer tipo de problema. Sem contar que o avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo.

É importante ressaltar, uma turbulência não derruba o avião e não afeta a integridade da aeronave. Esse tipo de meio de transporte é fabricado para suportar e enfrentar forças muito maiores que uma turbulência.

Tipos de turbulência

A turbulência consiste em um balanço da aeronave ao voar de uma área de baixa pressão para uma de alta pressão e ocorre devido ao movimento irregular do fluxo de ar na atmosfera.

Mas isso não é algo grave e na maioria dos casos, os radares meteorológicos da aeronave identificam com antecedência se o avião irá passar por uma zona de turbulência, sendo que dependendo da situação, o piloto pode até desviar o caminho.

E essa situação pode ser explicada através de três tipos de turbulência:

Mecânica

É fácil de ser prevista por ocorrer em regiões que já são conhecidas por pilotos e controladores de voo e é causada pelo fluxo dos ventos em uma estrutura sólida, como, colinas, montanhas, prédios e outras sustentações;

Térmica

Comum em regiões de deserto e causada pelas correntes de ar verticais, formadas pela diferença entre o solo e a camada de ar sobre ele;

Esteira de turbulência

Semelhante às ondas que um barco deixa quando navega, ou seja, nessa situação a turbulência é causada durante a decolagem ou aterrissagem devido a passagem da aeronave no ar.

E o piloto, assim como toda a equipe envolvida em uma viagem, possui um rigoroso e extenso preparo para diminuir quaisquer riscos e situações que “chacoalhem” o avião durante um voo, por isso, não entre em pânico.

Dicas para amenizar 

Se você estiver em um voo e passar por uma turbulência, não se preocupe. É possível amenizar essa situação com algumas dicas básicas.

A primeira é relacionada aos assentos, ou seja, ao comprar as passagens, procure um lugar próximo ao centro de gravidade do avião ou sobre as asas, pois isso ajuda a diminuir a sensação de oscilação, diferentemente de quem senta na parte posterior da aeronave e acaba sentindo mais as condições instáveis.

Outro ponto é seguir as orientações do piloto e comissárias de bordo, como manter-se sentado e com o cinto de segurança afivelado durante toda a viagem. Não levante, pois pode acontecer um acidente com você caso esteja em pé ou fora do assento.

Por fim, procure manter-se relaxado. A meditação é uma ótima forma para ficar tranquilo, não somente durante uma turbulência, mas para a viagem inteira.

+ Não há comentários

Acrescente o seu