Saiba Como Tirar a Permissão Internacional Para Dirigir

Saiba Como Tirar a Permissão Internacional Para Dirigir


Tempo de Leitura: 2 minutos

Alugar um carro para usar durante uma viagem internacional é a intenção de muitos turistas, visto que oferece mais conforto para fazer os passeios e também carregar as compras, já que é um dos principais focos dos brasileiros que viajam para outros países. 

Mas em alguns continentes é necessário que o turista possua a Permissão Internacional para Dirigir, mais conhecida como PID, para poder dirigir pelas cidades, visto que em alguns lugares só a CNH brasileira não basta. 

Se a sua viagem for para algum destino da América do Sul, como Chile, Argentina, Uruguai, Bolívia e Peru e for durar menos de 180 dias, é possível dirigir tranquilamente apenas com o documento do Brasil, desde que seja sempre apresentado junto da identidade ou passaporte. 

Embora vários países aceitem a CNH, é sempre importante garantir e levar os documentos traduzidos para o inglês, vendo que imprevistos sempre podem acontecer e estragar a viagem. 

É necessário tirar o PID

A Permissão Internacional para Dirigir é apenas uma tradução do seu documento, mas se  torna obrigatória para todos aqueles que vão dirigir por mais de 180 dias em outro continente. Além disso ele é aceito em todos os países que possuem reciprocidade com o Brasil ou que fazem parte da Convenção de Viena.

O porte da PID facilita a checagem das suas informações na hora de uma fiscalização, ou até mesmo para alugar o veículo. Além disso, sua apresentação na fronteira pode lhe poupar tempo de algumas explicações rotineiras da alfândega. 

Como tirar a PID

O pedido do PID é realizado on line, no site do Detran. Os requisitos para a emissão do documento é estar com a CNH dentro do prazo de validade e sem estar suspensa. Sendo assim, basta preencher os dados e pagar a taxa de emissão, que varia para cada estado do Brasil. 

O documento tem a validade de três anos e deve sempre ser apresentada com a carteira de motorista brasileira e também com o passaporte. 

 

+ Não há comentários

Acrescente o seu