Cultura Gastronômica: Como Aproveitar Mais as Viagens Conhecendo a Culinária

Cultura Gastronômica: Como Aproveitar Mais as Viagens Conhecendo a Culinária


Tempo de Leitura: 4 minutos

Viajar é uma delícia, mas pode ser muito melhor se você souber como aproveitar mais as viagens conhecendo a culinária local. Afinal, a gastronomia é uma das muitas maneiras de conhecer uma cultura e um povo.

É claro que, por enquanto, não podemos nem mesmo pensar em viajar. A pandemia do novo coronavírus mantém os principais aeroportos e fronteiras fechados. No entanto, é fato que a crise há de passar e, quando isso acontecer, podemos voltar a viajar e conhecer outras culturas.

Mas como aproveitar mais as viagens conhecendo a culinária local? Existem dicas para isso? Claro que sim. Se você quer curtir ao máximo as suas próximas viagens, veja as nossas dicas abaixo!

Como aproveitar mais as viagens conhecendo a culinária: 5 dicas

Se você quer aprender como aproveitar mais as viagens conhecendo a culinária local, precisa planejar bem a sua viagem. Por isso, siga a leitura para conferir 5 dicas que ajudarão nisso!

1. Pesquise a culinária local

Antes de ir viajar, é bem provável que você faça uma pesquisa considerando os principais pontos turísticos do seu destino. Por exemplo, se você for para Londres, provavelmente pesquisará sobre o Museu Britânico, a London Eye, a Torre de Londres, o Big Ben, o Palácio de Buckingham e muito mais.

Já se você for para Tóquio, provavelmente vai pesquisar sobre a Skytree, a Disneyland, o Palácio Imperial do Japão, o Santuário Meiji e o Templo de Asakusa.

O objetivo da pesquisa seria, claro, aprender sobre esses lugares, como chegar e se planejar adequadamente para a visita, aproveitando ao máximo o seu tempo disponível.

Sendo assim, por que não fazer o mesmo com a gastronomia? Pesquisar e estudar sobre o assunto é a primeira porta para poder conhecer a culinária local e aproveitar a situação da melhor forma possível.

Você pode fazer essa pesquisa de várias formas, como por exemplo:

  • Assistindo vídeos no YouTube;
  • Testando receitas em casa;
  • Vendo filmes e séries locais;
  • Lendo revistas e livros sobre o assunto.

Faça uma pesquisa básica e conheça quais são os pratos mais comuns do seu destino, os ingredientes mais usados e suas importâncias culturais. Isso ajudará a aproveitar mais a viagem.

2. Fale com os locais

Quando chegar ao seu destino, tente interagir quando possível com os moradores locais. Fale com o pessoal do hotel ou de lojas por onde passar, puxe conversa e seja sempre simpático e educado.

A ideia é conseguir compreender não só a importância da culinária local, mas os melhores lugares para comer.

Por exemplo, uma ida a uma loja de mangás em Tóquio pode resultar na indicação de um restaurante que serve um lámen muito gostoso. No restaurante, pode ser que os atendentes expliquem o prato e sua importância, talvez relacionado a algum ritual japonês.

Um detalhe que pouca gente sabe é que, no país, é considerado falta de educação não beber o caldo do lámen fazendo barulho.

Viu como uma simples conversa pode levar a uma experiência cultural muito interessante?

3. Use aplicativos de entrega

Se você recebesse um visitante de outro país em sua casa hoje e ele quisesse comer alguma comida típica do Brasil, há uma boa chance de você levá-lo para sair, não é mesmo?

Mas e se ele viajasse sozinho e não soubesse falar português? Como ele comeria uma feijoada? A resposta pode estar em um aplicativo de delivery.

Afinal, eles contam com tradução automática e a possibilidade de entrega no hotel. Basta ver a imagem, escolher o prato e pronto. Uma experiência gastronômica e cultural a caminho.

Por isso, vale a pena pesquisar quais são os aplicativos de entrega mais populares do seu destino antes de ir. Assim, você sabe como se preparar com antecedência.

Por exemplo, o Rappi é um aplicativo muito popular em toda a América do Sul. Por isso, dá até para pedir entrega de supermercados delivery em Rappi na Argentina, Colômbia ou Uruguai, por exemplo.

4. Saia da rota turística

Um pouco antes, nós falamos sobre alguns pontos turísticos famosos de cidades bem visitadas, como Tóquio ou Londres. Esses lugares são, claro, rodeados de restaurantes que servem comida típica local.

No entanto, assim como acontece no Brasil, a comida típica desses locais é algo montado para turistas. Será uma experiência um pouco mais performática.

O fish & chips que você come enquanto espera na fila da London Eye não é o mesmo que um londrino come em seu pub favorito na volta do trabalho. O sushi que você experimenta saindo do Templo de Asakusa não é o mesmo que um edokko prova nas ruelas da cidade.

Ao sair um pouco da rota turística, você tem a chance de experimentar a verdadeira experiência culinária local e conhecer um pouco mais da cultura local.

5. Se abra a novas experiências

Por fim, vale lembrar que nem todos os países costumam ter os mesmos hábitos culinários que os nossos. Arroz e feijão, por exemplo, é uma coisa muito mais rara do que imaginamos.

No Japão, só para deixar um exemplo, os temperos são mais doces do que aqui. O paladar na Rússia é muito único, assim como no Oriente Médio. Na Índia, então, é riquíssimo.

Por isso, pode ser muito ameaçador experimentar tantos novos pratos e sensações. Mas abra-se a novas experiências se você deseja realmente saber como aproveitar mais as viagens conhecendo a culinária do seu destino.

E aí, gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

+ Não há comentários

Acrescente o seu